Bright Room Decor

5 vantagens de usar espelhos na decoração!

1. São atemporais

Os espelhos são objetos atemporais. Combinam com os estilos mais clássicos e com os mais modernos. A decoração vitoriana, por exemplo, tem nesses elementos um de seus maiores representantes do luxo e da elegância. Nesse tipo de composição, eles têm molduras douradas ou prateadas e cheias de arabescos rebuscados.

Apesar de serem tradicionais, eles também caem muito bem com composições modernas. Aliás, são um dos objetos preferidos em decorações minimalistas, pois são neutros, harmônicos e muito versáteis. No estilo mais moderno, têm molduras geométricas e peças sobrepostas, além de poderem ser posicionados na diagonal, fugindo do clássico verticalismo.

 

2. Ampliam ambientes

Essa é uma das vantagens mais conhecidas do emprego do espelho na decoração. Especialmente se você mora em um apartamento pequeno, esses objetos ajudam a dar a impressão de que o imóvel tem o tamanho ideal. Para conseguir esse efeito, quanto maior for a peça, melhor. Uma dica é ocupar grande parte da parede ou ela toda.

Se forem colocados em um ângulo de 90 graus do chão, isto é, absolutamente encostados na parede, terão mais sucesso nessa função. O recurso é tão útil nesse sentido que pode causar a ideia de que o cômodo tem o dobro de suas verdadeiras dimensões, basta empregá-lo de forma estratégica.

 

3. Dão a sensação de sofisticação

Não há nada mais sofisticado do que o espelho na decoração — não é à toa que seu uso atravessa épocas. Ele é ótimo para trazer requinte, mesmo se você ainda não tiver casa própria, ou seja, se mora em um apartamento alugado. Afinal, na maioria das vezes, não é permitido pintar paredes ou trocar revestimentos, por exemplo.

Com esse elemento curinga, é possível deixar o ambiente muito charmoso sem precisar modificar a estrutura do local. Para que o tiro não saia pela culatra, no entanto, os espelhos precisam ser bem cuidados para não ficarem com manchas ou marcas de dedos. Com a superfície suja, a sensação será de desleixo, e não de sofisticação.

4. São superversáteis

O espelho na decoração é muito versátil: existem vários designs, estilos, acabamentos e películas. Para os mais clássicos, indicamos os grandes com moldura antiga bem-ornamentada e de madeira. Para os modernos, combinam os de formatos geométricos ou os que não têm contorno revestido. Há, ainda, painéis com vários espelhos dispostos assimetricamente.

Para completar a composição, tente fazer com que o objeto converse com o restante da decoração. Preste atenção para combinar com as cores do ambiente ou com a estampa do papel de parede. Além disso, eles devem complementar a disposição dos móveis. Ficam especialmente interessantes próximos a mesas e aparadores.

5. Clareiam o cômodo

Dificilmente, cômodos escuros fazem parte da sua ideia de imóvel ideal, não é? O ambiente claro traz uma sensação de harmonia e de requinte. Para conseguir esse efeito, paredes brancas, janelas grandes e um bom projeto luminotécnico são bem-vindos. Além disso, os espelhos são ótimos aliados para dar leveza à casa.

Se seus móveis ou pisos forem escuros, ajudarão a suavizar o espaço. Eles também servem para refletir a luminosidade, tanto natural quanto artificial. Para conseguir esse efeito, posicione os objetos estrategicamente, de forma que a luz incida sobre eles e volte para o cômodo. No entanto, não exagere — reflexos em excesso podem causar desconforto.

Por fim, não deixe a segurança de lado! Se você tem crianças em casa, lembre-se de colocar os objetos de vidro longe do alcance ou investir no acrílico para eliminar os riscos de acidentes. Ao apostar no espelho na decoração, você vai deixar seu apartamento com outra cara. E o melhor: sem a dor de cabeça de uma reforma.

Agora que você já conhece esse elemento curinga e sua capacidade de ampliar espaços, que tal ler nosso texto sobre como limpar uma porta de vidro? Até lá!

Fonte: https://blog.nexgroup.com.br/7-vantagens-de-usar-espelhos-na-decoracao/