7 vantagens de usar espelhos na decoração

Atualizado: há 7 dias





Confira as vantagens para você dona de casa que curte notícias de decoração. Os benefícios são diversos e as vantagens desses objetos são unânimes entre os designers e arquitetos, clique no botão e confira!


1. São atemporais

Os espelhos são objetos atemporais. Combinam com os estilos mais clássicos e com os mais modernos. A decoração vitoriana, por exemplo, tem nesses elementos um de seus maiores representantes do luxo e da elegância. Nesse tipo de composição, eles têm molduras douradas ou prateadas e cheias de arabescos rebuscados.

Apesar de serem tradicionais, eles também caem muito bem com composições modernas. Aliás, são um dos objetos preferidos em decorações minimalistas, pois são neutros, harmônicos e muito versáteis. No estilo mais moderno, têm molduras geométricas e peças sobrepostas, além de poderem ser posicionados na diagonal, fugindo do clássico verticalismo.

2. Ampliam ambientes

Essa é uma das vantagens mais conhecidas do emprego do espelho na decoração. Especialmente se você mora em um apartamento pequeno, esses objetos ajudam a dar a impressão de que o imóvel tem o tamanho ideal. Para conseguir esse efeito, quanto maior for a peça, melhor. Uma dica é ocupar grande parte da parede ou ela toda. Se forem colocados em um ângulo de 90 graus do chão, isto é, absolutamente encostados na parede, terão mais sucesso nessa função. O recurso é tão útil nesse sentido que pode causar a ideia de que o cômodo tem o dobro de suas verdadeiras dimensões, basta empregá-lo de forma estratégica.


3. Dão a sensação de sofisticação

Não há nada mais sofisticado do que o espelho na decoração — não é à toa que seu uso atravessa épocas. Ele é ótimo para trazer requinte, mesmo se você ainda não tiver casa própria, ou seja, se mora em um apartamento alugado. Afinal, na maioria das vezes, não é permitido pintar paredes ou trocar revestimentos, por exemplo.

Com esse elemento curinga, é possível deixar o ambiente muito charmoso sem precisar modificar a estrutura do local. Para que o tiro não saia pela culatra, no entanto, os espelhos precisam ser bem cuidados para não ficarem com manchas ou marcas de dedos. Com a superfície suja, a sensação será de desleixo, e não de sofisticação.


4. São superversáteis

O espelho na decoração é muito versátil: existem vários designs, estilos, acabamentos e películas. Para os mais clássicos, indicamos os grandes com moldura antiga bem-ornamentada e de madeira. Para os modernos, combinam os de formatos geométricos ou os que não têm contorno revestido. Há, ainda, painéis com vários espelhos dispostos assimetricamente.

Para completar a composição, tente fazer com que o objeto converse com o restante da decoração. Preste atenção para combinar com as cores do ambiente ou com a estampa do papel de parede. Além disso, eles devem complementar a disposição dos móveis. Ficam especialmente interessantes próximos a mesas e aparadores.


5. Clareiam o cômodo

Dificilmente, cômodos escuros fazem parte da sua ideia de imóvel ideal, não é? O ambiente claro traz uma sensação de harmonia e de requinte. Para conseguir esse efeito, paredes brancas, janelas grandes e um bom projeto luminotécnico são bem-vindos. Além disso, os espelhos são ótimos aliados para dar leveza à casa.

Se seus móveis ou pisos forem escuros, ajudarão a suavizar o espaço. Eles também servem para refletir a luminosidade, tanto natural quanto artificial. Para conseguir esse efeito, posicione os objetos estrategicamente, de forma que a luz incida sobre eles e volte para o cômodo. No entanto, não exagere — reflexos em excesso podem causar desconforto.


Fonte: https://blog.nexgroup.com.br/7-vantagens-de-usar-espelhos-na-decoracao/

0 visualização0 comentário