Qual a medida mínima de um box de banheiro?

Atualizado: há 6 dias


Entre as questões que sempre aparecem aqui na página estão a medida mínima de um box de banheiro e como garantir uma peça de qualidade em locais de qualquer tamanho.


Por isso, aqui vamos falar um pouco mais sobre o assunto, para você entender na prática o que pode ser feito.

Inclusive, vale destacar que os banheiros vêm sendo reduzidos em muitas casas e apartamentos brasileiros.

Afinal, se antes era um local que também servia para se trocar e se arrumar, hoje muitos optam por ter dois espaços diferentes, ainda que não seja uma regra. Mas, mesmo nos menores banheiros, é possível garantir o design dos seus sonhos.


Boa leitura!


Medida mínima de um box de banheiro.

Ao fazer um projeto de uma residência ou mesmo de uma área comercial, parte desse trabalho consiste em definir as medidas. Ou seja, quando cada cômodo terá de espaço usável.

Em uma casa, há mais liberdade para isso, já que você pode definir o tamanho do banheiro de acordo com as suas preferências pessoais e usabilidade.

Portanto, você pode escolher fazer bem quadrado, mais retangular, pequeno ou até do tamanho de um quarto.

Seja como for, a medida mínima que esse espaço deve ter é de 1,5m² para lavabos e pode chegar a 2,5m² para banheiro completos, com vaso sanitário, área de banho e lavatório.

Essas medidas são pensadas de acordo com a usabilidade comum.

Isso quer dizer que, em casos onde há pessoas com necessidades especiais, é preciso repensar o projeto.

Dessa forma, a medida mínima de um box de banheiro é de 80cm x 80cm. Esse é o melhor tamanho indicado para evitar vazamentos e até problemas na instalação.

Porém, existem alguns projetos que aceitam as medidas de 70cm x 70cm. Mesmo quando o tamanho ideal de uso seria de 1m x 90cm.

Uma dica interessante é que, para os boxes quadrados, a medida mais recomendada é de 90x90cm e de 80x120cm para boxes retangulares. Sendo essas as medidas mínimas.

Logo, se tiver como fazer maior, faça!

Além disso, essa medida considera uma porta com um vão de ao menos 50cm, que seria funcional para a passagem.

Já em relação à altura, vale a pena considerar não apenas o que você quer, mas a ventilação e o que o banheiro comporta.

Em alguns casos, dá para adicionar um box até o teto ou não.


Medida mínima de um box de banheiro e desejos: como aliar?

Não é incomum que na hora de escolher um box o banheiro já esteja pronto ou quase totalmente finalizado.

O resultado, é que você tem uma opção reduzida do que fazer ali, já que fica limitado a organização que já foi feita ou mesmo a planta do imóvel.

Frequentemente, isso é mais comum em condomínios de apartamentos, que seguem um padrão e que, quase sempre, deixam um espaço menor para o banheiro.

Caso isso aconteça com você, o primeiro passo é tentar manter a calma e ver o que pode ser feito ali, considerando as medidas que você tem.


Sendo assim, uma dica especial é conversar com um especialista e fazer um orçamento baseado na sua realidade.

Aqui na Ideia Glass, por exemplo, você pode conferir diversas opções para os maiores e menores espaços.

Desde os espaços de banho que ficam nas curvas, sendo ideal o Box Luna, ou o Box Certo, que garante uma visão mais limpa, sem trilhos e ferragens.

Assim, dá para aliar conforto, design e funcionalidade em todos os cantos, para que você consiga relaxar ao final do dia ou começar a manhã com toda a energia.


Dicas para otimizar o espaço do cômodo – Banheiros pequenos ou grandes que funcionam.

Se você tem a medida mínima de um box de banheiro, existem algumas dicas que podem te ajudar a garantir que o espaço fique mais funcional.

Na prática, a regra é: banheiros grandes exigem móveis maiores, maior dinâmica de decoração e um box de sala de banho.

Já nos banheiros menores, é essencial apostar na organização, em itens menores e funcionais e em box flex, que se adaptam facilmente na rotina.

Sendo assim, confira algumas outras dicas de otimização de espaço:


Nichos:

Os nichos embutidos na parede são ideias para dar mais espaço e evitar que você acabe trombando, mas ainda traz a funcionalidade de local de armazenamento.

Por isso, é ideal para dentro do box e também pode ser adicionado fora dele, como espaço reserva.


Cores:

No geral, as cores claras ajudam a passar a sensação visual de amplitude.

Portanto, prefira pintar as paredes e o teto de cores mais claras, ainda que o chão tenha um tom mais escuro ou mesmo pequena áreas de destaque, como os nichos.